terça-feira, 20 de julho de 2010

EM RELAÇÃO AO NOME NOVO

A PARTIR DESSE DOMINGO TEREMOS 5 NOMES ESCOLHIDOS PARA A VOTAÇÃO E VAMOS TER 7 DIAS PARA EFETUAR A ELEIÇÃO.

22 comentários:

  1. Entreatos é bom Tom! mas Tecena tbm ;p ushush'

    ResponderExcluir
  2. Bom, posso sugerir nomes para o grupo? São os seguintes: Grupo Ribalta de Teatro, Grupo Teatrália, Grupo Teatral Os Vaga-lumes (vaga-lume tem luz própria) ou, então, Grupo Ar Teatral (sugere que os componentes respiram teatro).
    Parabéns pelo blog e merda sempre.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Paulo! os nomes sujeridos ja estao na lista, e merda sempre!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. E aí pessoal.
    Vou deixar a minha opinião a respeito do tópico, embora não seja tão bem aceita assim. Falo isso porque não fui ao menos comunicado que estavam pensando ou totalmente decididos a mudar o nome do grupo, mesmo sendo eu um dos coordenadores e diretores da trupe. Um dos que em 2005, frente à ausência do diretor Tadeu de Mello, e já apaixonados pela arte, não deixou que as cortinas do Teatro Justino Quintana se fechassem. Foi nessa época que aquela trupe intitulou-se como GRUPO DE TEATRO LENID MARQUES. Por motivos próprios, acabou-se desvinculado daquela Instituição de Ensino. . Grupo esse que participou de vários festivais no Estado, obtendo neles diversas premiações. Nesses 05 anos, atores chegaram e atores saíram. Para aqueles que lembram quantas noites de ensaio, quanta preocupação antes da estréia, quanto sono perdido porque não tínhamos nem dinheiro nem transporte, mas no dia seguinte teríamos que estar em cena em um festival. E sempre conseguíamos. Quantas chuvas, quantos domingos, quantas discussões, quanto dinheiro do nosso bolso, mas no final, o GRUPO DE TEATRO LENID MARQUES sempre conseguia arrancar boas gargalhadas da platéia. Fico muito triste, quando, hoje, vejo que a maior parte dos atores, principalmente, os mais caçulas, querem mudar a história do grupo, assim como se troca um figurino ou maquiagem ... Pois a partir desse momento, vocês estão criando um novo grupo, o que, na minha opinião, era o mais correto de vocês fazerem, pois não adianta vocês saírem por aí dizendo “Esse é o grupo “Tal”, antigo grupo Lenid Marques”. Isso é história, gente. Bagé, por exemplo, é uma palavra indígena, que significa cerros. Não pode chegar o Mainardi querendo mudar o nome porque não tem índio nem cerro. Que é isso, gente?! Confesso que fiquei muito indignado. Só para ratificar,vocês estão criando um novo grupo, pois o que depender de mim, o GRUPO DE TEATRO LENID MARQUES ainda vai levar muita comédia em cena. Não me levem a mal, pessoal.Um abração e muita merda para vocês.

    ResponderExcluir
  6. Bom ...
    Faço das palavras do amigo e colega Rafael as minhas....
    Apesar de ter me afastado por problemas pessoais do grupo.. tmb me considero um dos fundadores, pois estou desde seu inicio lutando por esse grupo... não quero me tornar repetitivo falando das dificuldades que o grupo ja enfrentou pois vencemos todas graças a nossa força de vontade e companherismo... pois bem o nome do grupo " espirita " como vem sedo dito por os novatos que ," perdão pela palavra"(não tem fundamento teatral nenhum")foi muito bem pensado e decidido homenageando o maior incentivador do Teatro dentro da escola Justino Quintana e arrisco mais ainda.. o maior incentivador do TEATRO em nossa cidade... caso vcs estudassem um pouco mais saberiam disso. Bom desejo muita sorte nesse novo grupo que vcs estão criando.. Bagé precisa disso.. Bagé merece isso!!
    Rafael estou com vc no LENID MARQUES. pois a História não se apaga da noite pro o dia e nossas cortinas nunca irão se fechar. Abrass e Merda a todos!!!
    FLAVIO JR.

    ResponderExcluir
  7. Meus amigos..hj infelizmente
    não faço parte..desse grupo
    q me trouxe um grande crescimentOO como pessoa..
    Mas to aqui pra pedir de coração
    q não mudem..o nome- Fala sério
    é como se estivesse..apagandOO..
    a nossa história, o começo, a origem do nosso grupO,torço para
    o sucesso dos que ficaram e dos
    q estão entrandoo..mas daqui uns
    anos qdo o grupo estiver no alge do sucesso que q as pessoas associaem o nome do grupo as sua história. mER

    ResponderExcluir
  8. Bueno...Gostaria de deixar também minha opinião, já que estamos todos envolvidos diretamente nesse tema, por fazer parte dessa "nova geração" do grupo.
    Acredito, conheço, admiro e respeito toda a trajetória do grupo até o momento, o que de fato suscitou o desejo de fazer parte deste projeto. Acho digníssimas as palvras do Rafael e como todos devo respeitar. Discordo do amigo acima com a infeliz frase "novatos que não tem fundamento teatral nenhum". Acredito que não conheças os integrantes e nem a experiência de cada um, muito menos sua dedicação e amor pela arte.
    Mas esse não é o foco que me motivou a expressar meus soltos pensamentos. O que quero é, de certa forma, defender a mudança do, veja bem, NOME do grupo. Ninguém quer mudar a história, nem apagar toda a luta que fizeram em nome desse grupo. A homenagem ao professor Lenid jamais será ocultada, muito pelo contrário, ela estará sempre viva em cada lugar que chegarmos e falarmos quem somos.
    O que queremos é realmente levar a frente o grupo que cresce cada vez mais e precisa se adaptar a certas mudanças justamente para ir mais a frente. Vejo essa mudança como uma plantinha que está grande demais para seu primeiro vazo e precisa de mais espaço num vaso maior para crescer.
    Queremos dar mais vazão ao grupo, despertar curiosidade, vontade do público nos conhecer e ir ver nosso trabalho, não só sermos conhecidos em meio a festivais que tem outro tipo de público. Imaginem se a Fernanda Montenegro continuasse se chamando Arlete Pinheiro Esteves da Silva, talvez ela não tivesse tido as mesmas oportunidades, o que de fato não apaga de forma alguma a grande atriz que sempre foi.
    É isso que queremos enfim. Não creio de jeito nenhum que estamos sendo desreipeitosos e imprudentes com tais pensamentos.
    Era isso. MERDA SEMPRE!

    ResponderExcluir
  9. Cara Fan... Conheço todos os Novatos.. e sei que vc é uma grande atriz e que coontribuiu de mais para essa nova formação... o que eu quis dier com essa frase é em relação ao nome antigo. por isso que me expressei assim !! Respeito e acho bem inteligente a sua colocação quanto ao nome...o que apenas queremos ( Rafael e Eu) é deixarmos a colocação de que o grupo Lenid Marques continuará existindo. e o Grupo com esse nome que vcs escolherão será um grupo novo . MERDA PRA TODOS VCS E SUCESSO SEMPRE EM SUAS CARREIRAS!
    Flavio Jr.

    ResponderExcluir
  10. Ah Flávio és tu! Mas seguinte eu fiz aquela observação porque realmente foi "infeliz", porque da maneira que tua frase está organizada parece que tu falas das pessoas e não do que as pessoas falam. Por isso, discordo da frase!(Coisas de aluna de Letras).
    Que bom que entendes o que digo, embora ache que não compreendeste totalmente. Ainda não concordo com a opinião de que queremos apagar a história do grupo e criar um novo.Isso é um absurdo!!!
    Okay gente, sabemos do valor simbólico,afetivo do nome Lenid Marques, só que isso está sendo levado para o lado pessoal demais.
    Me desculpem, mas não posso crer que vocês realmente achem isso!
    A IDENTIDADE do grupo não tem como ser apagada. É como uma pessoa, entende. Só porque o nome será mudado que o resto todo deixará de existir.
    Não consigo abstrair.
    Grupo é grupo...não é um nem dois nem três..é um grupo. Pessoas por algum motivo em comum se unem com certa finalidade...se o grupo em sua maioria sente a necessidade de mudar o nome, porque não discutir isso? Todos tem voz pra se expressar... se tem polêmica, se discute no grupo, onde todos tem o mesmo valor e é onde se decide.
    Acredito que a maioria não irá aceitar essa ideia de ser criado outro grupo se mudado o nome.
    "Nada se cria, tudo se transforma ou evolui". (Ouvi isso em algum lugar em certa ocasião!)
    Até mais! ;}

    ResponderExcluir
  11. Gente do meu coração. To meio assustado com tudo isso, nao esperava que repercutisse tanto esse assunto. Até o momento creio ter falhado em nao ter conseguido (apesar de muito tentar) falar com o Rafael que junto comigo é o fundador deste grupo.
    Com toda a certeza nao quero mudar a história do grupo mesmo, até porque eu vivi na pelo as batalhas deste grupo,e jamais apagaria isto, o que queremos é evoluir, criar um nome novo que chame mais atenção, que venda mais, em termos de propaganda, que tenha relação com o teatro. Realmente eu admirava muito o Professor Lenid Marques, mas ele nao tem grande ligaçao com teatro, ele era um grande incentivador de qualque ação positiva, seja ela dança, teatro, futebol que na epoca no justino era forte, e levarei o exemplo dele para sempre junto comigo. Mas o grupo no momento precisa crescer em todos sentidos, um nome novo traria mais atençao das pessoas, atrairia o publico e teria mais relaçao com os integrantes mesmo. Acredito que quando o grupo se formou e tivessemos pensado em um nome criativo, seria algo por ai. Mas na epoca (corretamente) resolvemos fazer esta homenagem ao grande Lenid.

    Bom agora que ja fizemos as pazes hehehehe espero que este assunto ainda seja debatido, com todos cientes do que esta acontecendo, a decisao de trocar o nome do grupo nao é "carta marcada", temos a possibilidade de discutí-la. Deopis de "pré eleito" vamos dizer assim voltaremos a debater.
    Um grande beijo e Amo vocês mesmo.
    O importante é nao pararmos nunca de brigar por esta arte.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Cara.. eu to decepcionada. Eu faço minhas as palavras tanto do Tom quanto da Fran, mas tem uma coisa que eu quero acrescentar: Eu acho total e completamente TRISTE ver uma pessoa que diz [e não to querendo de forma alguma ironizar, dizendo que não é] fundador do Grupo Lenid Marques chamar os, de certa forma, colegas, "novatos que não tem fundamento teatral nenhum". Acredito sim, que possa ter se expressado mal, mas, mesmo assim, a frase ficou completamente decadente. E quero dizer que, esses "novatos", aparecem todos os domingos no portão da bibilioteca do silveira apra ensaiar, enquanto, me desculpa, mas dá pra contar em uma mão, os domingos que um dos fundadores, novamente frizando, apareceu pra ensaiar, sendo este ano, ou no último, para levar a frente o "Meu doce namorado". E, como eu já disse anteriormente, me desculpem, mas acho isso completamente TRISTE, saindo da boca de uma pessoa que diz ter apoiado o grupo desde o seu início. Agora, voltando ao assunto do nome, acho que existem casos em que mudanças necessitam ser efetuadas. E eu tenho certeza, como também já foi dito, que ninguém aqui, em momento algum, teve sequer um pensamento em querer mudar a história do grupo. Pelo contrário, tenho certeza que todos aqui tem a intenção de levar esse grupo pra frente, cada vez mais. Gente... um nome JAMAIS vai mudar toda uma história, ainda mais a desse grupo. Bom, é isso. Minha opinião. ;)

    ResponderExcluir
  15. Pensei em não comentar nada (até pq eu sou um novato sem talento e sem fundamento teatral nenhum) mas acho que meu colega e hj amigo Tom, merece...
    Concordo plenamente com as palavras da Fran e do Tom (que me desculpem as pessoas que entendem de teatro, mas pra mim os dois melhores atores da cidade de Bagé e quem sabe do estado)
    Acho completamente compreensivel a indignação do Rafa, mas acredito que ele interpretou errado, ninguem quer apagar ou mudar nada (exceto o nome) para que venda mais, um nome mais chamativo...
    A historia do grupo "lenid" é incrivel, o rafael é um dos grandes atores que temos aqui na cidade, e junto com o Tom, fizeram o teatro da nossa cidade ter um enfase maior nos festivais fora da cidade...
    Gente é apenas um nome (entendo completamente que o nome é uma historia, que todos vcs trabalharam para o melhor desse grupo e se sentem traidos com a mudança desse nome)
    E por ultimo queria ressaltar aqui como um novato sem formação nenhuma e uma pessoa que apenas curte teatro e que faz por diversão, que os novatos não querem "roubar o grupo", querem apenas teatrar...

    ResponderExcluir
  16. Eu só tenho pena do Tom, que garanto que se soubesse que repercutiria dessa maneira, nunca teria sugerido a troca do nome.Independente das divergências, só sei que a intenção não era desapontar o Rafa ou causar algum mal entendido com as idéias do Flávio.A sugestão foi ingênua, carregada das melhores intenções possíveis.A idéia é dar uma identidade e reconhecimento maior para o grupo.Creio que apesar das opiniões diferentes, todos queremos que o melhor seja alcançado. É isso.

    ResponderExcluir
  17. Estou vendo, ou melhor lendo e até mesmo rindo de algumas colocações neste Blog. Bom, queria dizer o seguinte: O meu amigo Lnid Dias Marques, aprendeu a gostar de teatro comigo. A primeira peça de teatro que ele assistiu na vida (palavras dele e tenho como testemunha todo o Grupo de Teatro Amador de Bagé do Projeto Cultura e a Arte da Escola Justino Costa Quintana, Turma do ano de 1994)foi a peça infantil AH JACARÉ! UM DIA A TUA LAGOA HA DE SECAR! até então ele não entendia a importância do teatro no cotidiano da escola e do ser humano. Os que hoje formam este grupo que agora discutem o nome, diria até que os remanescentes deste grupo foram todos ou quase todos alunos e aprendizes meus e consegui neles plantar a semente do gosto pela arte cênica. O maior apoio do Lnid que ele dava ao teatro e principalmente ao nosso trabalho foi o respeito que ele tinha por nós (coisa que a maioria dos diretores da Escola não tinham)e não atrapalhava. Deixava o nosso trabalho crescer e desenvolver a ponto que conseguimos concluir o Teatro Justino Quintana com ele na direção (Infelizmente não posso dizer o mesmo dos outros diretores). Flávio, precisas estudar um pouquinho mais da história do teatro em Bagé.. teve muita gente boa, pois o teatro em Bagé começou a se desenvolver em 1830.
    Tadeu de Mello - ator, autor, diretor e produtor de teatro.

    ResponderExcluir
  18. Mestre TADEU ... Tenho o grande orgulho de ser seu aprendiz.. o que sei de teatro e essa semente foi plantada por vc mesm.. e em toda parte do estado que vou sempre uso teu nome como referência. Seguirei sua sugestão postada aqui. Porém por mais que isso chegue a acontecer a homenagem foi feita e com muita certeza do que queriamos na época. Porém fico indignado e triste com a mudança de nome. Inclusive o espaço que hoje é utilizado para ensaios foi consrguido com meu esforço usando o nome Lenid MArques além das amizades que tenho no governo Municipal. Apenas quis espressar minha indginação frente a tal situação que interfere no passado do grupo ( ao meu ponto de vista ) Sorte aos novatos... e acima de tudo sigam amando as artes cênicas para que nunca ela morra. MERDA a TODOS!!!
    Flavio Jr.

    ResponderExcluir
  19. Bueno gente, adoro todos voces hehe...

    Agora fico muito triste e nao entendo a colocação do Flávio em relaçao a..."inclusive o espaço que hj é utilizado para ensaios foi conseguido com meu esforço, usando o nome Lenid Marques". Se foi usando o nome Lenid Marques nao foi só com o teu esforço e sim com o esforço de todos que fizeram este grupo ter algum valor para ganhar este espaço, fico muito grato de terres falado com a pessoa responsavel pela bilhioteca para nos conseguir o espaço, mas nao concordo com "meu esforço".


    Gente o importante é sempre estarmos juntos, todos teatreiros de bagé, se unindo e buscando o crescimento desta arte maravilhosa.
    E por favor vamos buscar um assunto novo, que nos ajude a achar saidas para fazer crescer o teatro em Bagé.

    ResponderExcluir
  20. Concordo com o Tom. E não acrescento mais nada.

    ResponderExcluir
  21. Estamos juntos Tom!! Até mesmo porque se não fossem os queridos e amados novatos nem grupo de teatro existiria mais, certo! A briga é nossa, pela cultura, pela arte e pelo teatro! Acho tudo muito ótimo... Agora vamos mudar de assunto... Temos lindos projetos para nos preocupar no momento.
    Grande beijo a todos!

    ResponderExcluir
  22. Em uma cidade pequena como Bagé nada pode ser pior do que essa rivalidade, sou a favor ao incentivo aos "novatos e sem fundamento teatral" acho que eles tem sangue novo e VÃO levar a bandeira do teatro e do amor a arte a diante. Não sabia que o Rafael não estava de acordo com a mudança do nome e acho justo o fato dele expressar a sua idéia já que muita história ele fez com o grupo. Eu sugeriria que o novo grupo usasse o novo nome sem precisar dizer que esse é o "Ex grupo Lenid Marques", pois no lugar do Rafael eu também não me sentiria confortável mas defendo a idéia de fazermos o melhor para o teatro sem ferir os sentimentos de ninguém e ficar trocando farpas. O meu gosto pelo teatro começou quando vi uma peça no justino quintana AH JACARÉ! UM DIA A TUA LAGOA HA DE SECAR! citada pelo Tadeu mello, eu era criança e tinha 8 anos, achei um máximo e botei na minha cabeça: "quando eu crescer quero fazer teatro" e é por isso que quero a união de todos pois acredito que muitas crianças (assim como eu na época)vão lembrar da emoção pro resto da vida.
    Eu não chamaria ninguém de Novato e sem fundamento teatral nenhum pois acho que isso não vai repercurtir positivamente pois nós precisamos nos unir e isso só vai trazer encomodo.
    MERDA pra todos!
    Richar Conceição

    ResponderExcluir